segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ciências de Alimentos (UFMG-ICA)


O Curso procura atender às características e demandas do Norte de Minas e as peculiaridades dos mercados mundiais. Lançado em 2009, é ofertado no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da UFMG, situado em Montes Claros, no Norte de Minas, região reconhecida pelo investimento na produção de matéria-prima para alimentos.

O bacharel em Ciência de Alimentos é o profissional que atua em toda a cadeia produtiva, desde a produção das matérias–primas à comercialização dos alimentos. Embora guarde muitas semelhanças com o já difundido curso de Engenharia dos Alimentos, com aulas sobre industrialização, fabricação, transporte, higienização e coleta de matéria-prima animal e vegetal, os profissionais que formam nesse novo curso da UFMG lidam também com questões sociais, políticas, ambientais e econômicas.

Os alunos terão, por exemplo, que ser capazes de analisar qual é a produção mais adequada para atender determinadas regiões, orientar as populações e, desta forma, permitir a expansão e até mesmo a exportação de alimentos.

A cada ano, 40 estudantes entram no curso, que é noturno e tem, em média, cinco anos e meio de duração. Neste período, são ministradas disciplinas da área de exatas como cálculo, termodinâmica, mecânica e programação de computadores; e de biológicas, como bioquímica, biologia celular e de tecidos, nutrição básica e higiene em indústria de alimentos.

Os estudantes também têm a oportunidade de integrar disciplinas em outros cursos da UFMG e, assim, obter uma formação complementar. Participação em eventos, iniciação científica, estágios e internato rural também são atividades que podem compor o curso. Segundo o professor Eduardo Duarte, é comum o envolvimento de alunos em trabalhos de campo voluntários, nos quais, sob supervisão de professores, eles mantêm contato com produtores e empresários, aprendendo sobre as demandas do setor.

A Profissão

O cientista de alimentos é um profissional da atualidade e a demanda crescente por alimentos pela população humana indica um mercado de trabalho promissor para os profissionais. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Entretanto, ainda carece de pesquisa e fomento para cadeia produtiva em diferentes regiões do país, aumentando a necessidades por esses profissionais.

Quem se gradua em Ciência de Alimentos pela UFMG terá a oportunidade de atuar em diversas áreas, como indústrias, buscando aperfeiçoar a produção dos alimentos, em órgãos públicos, estabelecendo padrões de qualidade, ou mesmo em supermercados, procurando atingir novos públicos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário